terça-feira, 11 de novembro de 2008

I- Consciência Negra*

Contos da aranha: Anansi, o velho sábio


Neste mês, estamos aprofundando a temática da “Consciência negra” na Escola, e escolhemos para contar para os alunos a história: “Anansi, o velho sábio - Um conto Axânti recontada por Kaleki”.

Este conto é originário do povo Axânti que vive em Gana, na África, e foi sendo repassado pelos anciãos, através da tradição oral.

O Griô é um personagem central na sociedade Africana, é o guardião da memória, o contador de histórias, o responsável de repassar, divertir e ensinar os mais novos sobre as questões que todos os seres humanos se colocam e se perguntam ao longo de suas vidas. No livro quem vai evocar a memória e nos apresentar o conto da aranha é um Griô.

A história da aranha para o povo Axânti, é considerada o conto dos contos, pois explica como as histórias apareceram na terra, mostra que para alcançar nossos objetivos é necessário refletir, olhar para a natureza que nos cerca, ouvir as sugestões dos outros e levar em conta sempre a sabedoria das mulheres.

Aviso aos navegantes:

* No mês de novembro o nosso blog estará apresentando diversos trabalhos que foram realizados na Escola com a temática da Consciência Negra e fotos sobre o último sábado integrador na Escola. Acompanhem....

Nenhum comentário: