sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projeto Filmes na Escola


Realizamos este ano atividades com duas turmas de C20, na semana da Mulher, e verificamos que nossos alunos (as) têm, entre outras, as seguintes percepções sobre as mulheres.

Aspectos positivos em ser mulher:Tudo, elas cuidam da casa, são mais responsáveis, caprichosas, mais vaidosas, mais delicadas, cuidam dos filhos e não tem nada de bom em ser mulher.

Aspectos negativos em ser mulher: São fofoqueiras, apanham, catadeiras (curiosas), choram mais facilmente, no trabalho o homem tem mais agilidade, mulheres trabalham mais que os homens, mulheres engravidam cedo, mulheres são mais responsáveis pelo filho, cuidam dos filhos sozinhas, tem pouca liberdade, filho prende, mulheres apanham, ficam em casa limpando, o homem é que manda, elas ainda precisam receber a carta de alforria.

A partir desse levantamento, percebemos a importância de começar a conversar e de ver filmes relacionados com a temática da mulher. Selecionamos e já passamos três filmes, para algumas turmas da escola, pretendendo possibilitar assim, a reflexão, a valorização e a construção positiva do gênero feminino.

Antônia- o filme

De: Tata Amaral- Conta a história de 4 mulheres jovens e negras da periferia de São Paulo que cantam juntas Rap, sonham e lutam para superar os obstáculos da vida, como preconceito, machismo, desemprego, violência, pobreza, etc.

Meninas-

Documentário de Sandra Wernek – História de 4 meninas de 13 a 15 anos que esperam filhos e o filme acompanha a vida delas ao longo de um ano.

Encantada-

Walt Disney- Releitura dos contos de fada, mostra a história de uma princesa, que é expulsa de seu reino por uma rainha má (parte em animação) e acaba parando em Nova York de hoje em dia, onde conhece, um amor que não é dos contos de fadas.





Entrevista com o Grêmio

Estudantil da Escola

Repórter: Alisson Gomes (monitor da biblioteca)


Alisson (A): O que é um Grêmio Estudantil?
Grêmio Estudantil (G. E.): São alunos que formam um grupo com propostas para a escola e representam quando necessário o segmento dos estudantes, este grupo pode organizar projetos, atividades, jogos, envolvendo todo o coletivo de alunos da escola.


(A.) Quem são os membros do Grêmio Estudantil?

(G. E.) Atualmente o Presidente é o Lucas da Cruz da C33.

Vice-presidente- Elvis Lisboa da C32.

Secretario- Adrian P. da Silva da C32.

Tesoureiro- Gustavo da C33 e Dyenefer da C32.

Departamento Cultural- Ester Maia da e Tatiane da C34.

Tribo de dança- Marília e a Thaís da C34.


(A.) Quando começou o Grêmio estudantil ?

(G. E.) A discussão e a idéia do Grêmio começou na Escola em 2005, e neste mesmo ano houve eleição, 5 chapas concorreram. A chapa vencedora foi a 1 chamada “Mude para melhor”. Ao assumir a chapa 1 convidou os participantes das outras chapas para assumirem juntos e formarem as tribos. Formou-se a Tribo cultural, Tribo do esporte, Tribo da dança, Tribo da música e etc.


(A.) Quem foi o primeiro presidente do Grêmio?

(G. E.) A primeira presidente foi a Cristal que saiu da Escola, assumiu em seu lugar, o seu vice Lucas.


(A.) Quando será as novas eleições e quem pode concorrer para o Grêmio da Escola?

(G.E.) As eleições serão realizadas em agosto, só não poderão concorrer os alunos que estão no último ano do III ciclo.


(A.) O que vocês acham que falta na escola?

(G. E.) Falta consideração dos alunos. Alguns vêm para a Escola só para brincar, e os pais acham que a culpa é da Escola e que ela não ensina nada. Mas a escola ensina. O problema é os alunos que não estão interessados e atrapalham os que se interessam em estudar.

Também os alunos não participam dos projetos do Grêmio, falta ânimo para os alunos estudarem e participarem das atividades.


(A.) Conte uma coisa legal ou engraçada que aconteceu no Grêmio?

(G.E.) Uma coisa legal, foi ter participado do Congresso da UMESPA em Tramandaí, no ano passado. O Congresso em Porto Alegre, reunindo todos os Grêmios estudantis do Rio Grande do Sul, também foi algo que gostamos muito de participar.

E as nossas reuniões no geral são legais e engraçadas.


Professora Valéria participando da entrevista sugere que os alunos contem as próximas atividades previstas pelo Grêmio.

(G. E.) Estamos pensando em organizar uma gingana na escola para animar os alunos e também em participar da festa Junina da Escola, com alguma atividade ou barraca do Grêmio.

Prepare-se para o próximo mês:

Calendário da Escola para Junho

Data

Atividade

O4

Apresentação do Grupo de
contadores da Escola na E. M. E. I. Walter Silber

O5

Dia Nacional do Meio-ambiente

10 a 16

Exposição Folhas de Outono

Será dia 19

Sarau de Poesia

21

Festa Junina

Sugestão de livros da biblioteca:


Resolvemos lançar, por percebemos que existe interesse, uma coluna mensal no blog, com comentários breves de livros interessantes e disponíveis na biblioteca.

Infantil:

“Uma família parecida com a gente”

Autora: Rosa Amanda Strausz e ilustração Ivan Zigg. Recomendamos o livro para as turmas do I ciclo até B 20.

Como são as famílias dos animais? E quais são os tipos de famílias dos humanos? Conheça famílias diferentes e divertidas, nesse livro, você vai encontrar bichos com famílias diferentes e que se parecem muito com as diferentes famílias humanas.


Juvenil

Nana descobre o céu”

Autores: José Torero e Marcus Aurelius Pimenta.

Contamos essa história, nas turmas de B20, B30 e C10, os alunos gostaram bastante, inclusive se identificando com a Naná.

Naná é uma menina índia, da etnia guarani, que nasceu por volta de 1600, no sul do Brasil. Ela vive suas aventuras e as conta de forma divertida, é questionadora e não aceita as verdades que o padre Inácio conta na aldeia.

O livro de maneira encantadora mostra a luta dos índios pela preservação de sua cultura e a busca da Terra sem Males.

Lembramos que a lei 11.645, de 10 de março de 2008,inclui a história e a cultura indígenas ao conjunto de temas obrigatórios no ensino fundamental e médio, e cita que especialmente as áreas de educação artística, literatura e história brasileira devem trabalhar esses conteúdos.

“Naná descobre o céu” é um excelente livro, consegue apresentar a questão indígena, os bandeirantes e os jesuítas de forma interessante. É um livro que ainda nos possibilita relacioná-lo com os conteúdos de geografia, história, literatura, artes e língua portuguesa.

Este livro faz parte da coleção “História literária para crianças” e a biblioteca possui também o primeiro livro dessa coleção “Nuno descobre o Brasil”.



Adulto

“Ciranda de Pedra”

Autora: Lygia Fagundes Telles.

É um romance com ótimo desenvolvimento psicológico e uma complexa trama familiar. Publicado em 1954, polêmico para sua época, pois já abordava o homossexualismo (feminino), o moralismo, a loucura, o suícidio, a munutenção do casamento sem amor, etc..

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: “É um grande livro,(...) que nos prende e nos assusta, que nos faz sofrer e ao mesmo tempo nos oferece o remédio compensador da própria arte, pois a força da criação resolve num plano mágico os conflitos que ela mesma suscita.”


Coleção

“Crianças na História”

Nesta coleção o herói é uma criança, que vive no passado. O livro narra histórias de uma época, combinando aventura com o cotidiano, abrindo a possibilidade do jovem leitor se aproximar do passado, através da imaginação e do prazer em conhecer outros tempos e outras vidas.

A biblioteca possui em seu acervo os seguintes livros dessa coleção:

Nos tempos das missões, No tempo das primeiras fábricas, No tempo das cavernas, No tempo dos faraós, No tempo de Carlos Magno, No tempo dos grande veleiros e No tempo da escravidão no Brasil.


Escritora destaque do mês de maio: Lygia Fagundes Telles

Nossa pergunta do mês de maio, foi sobre a escritora do livro "Ciranda de Pedra", Lygia Fagundes Telles, que nasceu na capital paulista, em 19 de abril de 1923, seu pai gostava de freqüentar casas de jogos, levava a filha, segundo este "para dar sorte". A escritora fala a este respeito: "Na roleta, gostava de jogar no verde. Eu, que jogo na palavra, sempre preferi o verde, ele está em toda a minha ficção. É a cor da esperança, que aprendi com meu pai."

Em 1952, começa a escrever seu primeiro romance, Ciranda de pedra. Na fazenda Santo Antônio, em Araras - SP, de propriedade da avó de seu marido, para onde viaja constantemente, escreve várias partes desse romance. Essa fazenda ficou famosa na década de 20, pois lá reuniam-se os escritores e artistas que participaram do movimento modernista, tais como Mário e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Mafaldi e Heitor Villa-Lobos.

Em 1991, aposenta-se como funcionária pública. Em 2005, recebe o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, pelo conjunto de sua obra.É membro da Academia Paulista de Letras, desde1982 e da Academia Brasileira de Letras, desde 1987.

Obras da autora:

Individuais/Contos:Porão e sobrado ,1938, Praia viva, 1944, O cacto vermelho, 1949, Histórias do desencontro, 1958, Histórias escolhidas, 1964, O jardim selvagem, 1965, Antes do baile verde, 1970, Seminário dos ratos, 1977, Filhos pródigos, 1978 (reeditado como A estrutura da bolha de sabão, 1991), A disciplina do amor, 1980, Mistérios, 1981, A noite escura e mais eu, 1995, Venha ver o por do sol, Oito contos de amor,Invenção e Memória, 2000 (Prêmio Jabuti), Durante aquele estranho chá: perdidos e achados, 2002, Meus contos preferidos, 2004, Histórias de mistério, 2004, Meus contos esquecidos, 2005.

Romances:Ciranda de pedra, 1954, Verão no aquário, 1963, As meninas, 1973, As horas nuas, 1989.

Também participou de antologias, em coletâneas, teve crônicas publicadas na imprensa, seus livros foram traduzidos para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, theco, russo e o português (de Portugal).

Para o cinema: Capitu (roteiro); parceria com Paulo Emílio Salles Gomes, 1993 (Siciliano),As meninas (adaptação), 1996.

Para o teatro:As meninas, 1988 e 1998.

Para a televisão: O jardim selvagem, 1978 (Caso especial - TV Globo), Ciranda de pedra, 1981 (Novela - TV Globo), Era uma vez Valdete, 1993 (Retratos de mulher - TV Globo).

Prêmios recebidos:Prêmio do Instituto Nacional do Livro (1958), Prêmio Guimarães Rosa (1972), Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras (1973), Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1980), Prêmio Pedro Nava, de Melhor Livro do Ano (1989), Melhor livro de contos, Biblioteca Nacional, Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, Prêmio APLUB de Literatura, Prêmio Jabuti (Ficção) (2001), Prêmio Camões (2005).

Dados obtidos em livros da escritora, outras publicações, na Internet etc...

Sugestão de livro:
Gostaria de recomendar um livro muito interessante, o nome dele é "Morte no colégio". O livro tem muitos mistérios, logo de cara, a pessoa meio que se confunde no começo, mas depois tu começas a entender toda trama que se desenvolve, e em cada parte do livro aparece um mistério que tem uma ligação com o mistério principal. Leiam, Morte no colégio, de Luis Eduardo Matta, editora Ática.
Pedro Henrique - 12 anos - Colégio Aplicação - Filho da Zuba

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Apresentação do Grupo de Contadores de História


O Grupo de Contadores de História da Escola, estará se apresentando no dia 04 de junho, na E. M. E. I. Walter Silber, às 15 horas, com as histórias: “ Você troca?”, “ Eu morro de medo de bicho” e “Rita, a aranha esquisita.”

Sarau de poesia na biblioteca Mario Quintana (Trocamos a data do sarau para o dia 19 de junho /motivo será dia de formação dos professores )

Tem tudo a ver

Elias José

A poesia

tem tudo a ver

com tua dor e alegrias,

com as cores, as formas, os cheiros,

os sabores e a música

do mundo

a poesia

tem tudo a ver

com o diálogo dos namorados

as lágrimas diante da morte

com os olhos pedindo pão.

(...)

A poesia

- é só abrir os olhos e ver –

tem tudo a ver

com tudo.

No dia 19 de junho,(quinta-feira), às 15 horas e 30 minutos, estaremos realizando o I Sarau de Poesia para meninas, na biblioteca Mario Quintana.

Traga uma poesia para compartilhar.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Futebol-Portinari



Morro - Di Cavalcanti

Mulher Chorando - Picasso


Exposição Folhas de Outono na Escola Morro da Cruz

De 10 a 17 de junho, na sala de multimeios, estaremos realizando uma exposição com a reprodução de algumas obras de grandes mestres da pintura.

As professoras de artes ( Ana, Alzira, Cris e Gil) estarão realizando um trabalho de leitura e releitura dessas pinturas com as turmas.

Obras que estarão em exposição:


  • Claude Monet- A cadetral de Roven: Pleno sol
  • Renoir- O baile no Moulin de la Galette
  • Leonardo da Vinci- Monalisa
  • Matisse- A música- Nu vermelho
  • Munch- Puberdade
  • Van Gogh- O quarto
  • Guaguin- Jovens Taitiana com flores de manga
  • Picasso- Mulher chorando
  • Miró- Retrato de E. C. Ricort e Carnaval de Arlequim
  • Chagall- A minha mulher
  • Portinari- Futebol
  • Di Cavalcanti- Morro
  • Kandinski- Amarelo, vermelho e azul
  • Iberê Camargo – Ciclista e Auto- retrato


Sugestão para uso com alunos

Olá! Venho dar uma sugestão de leitura e de compra para o pessoal da Biblioteca:



O segredo das tranças e outras histórias africanas
Autor: Rogério Andrade Barbosa


Os contos reunidos neste livro vêm de cinco países de língua portuguesa, situados em distantes pontos da África: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O segredo das tranças (Angola): Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usava quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.

Maria Condão (Cabo Verde): Um pescador da ilha de Santo Antão ganha de uma lendária sereia um presente que mudará sua vida.

O menino e a cegonha (Guiné Bissau): Uma mãe abandona seu filho na floresta e uma cegonha adota o menino como se fosse seu filhote.

A herança maldita (Moçambique): Um emigrante desiludido deixa a África do Sul, onde havia ido trabalhar nas minhas de carvão, e retorna à sua aldeia natal, depois de anos de afastamento de sua família.

A tartaruga e o gigante (São Tomé e Príncipe): Um gigante vivia em harmonia com sua comadre tartaruga, até ela arranjou um jeito de enganar seu voraz companheiro.

Que tal? Parece um bom instrumento de trabalho para Língua Portuguesa e Geografia.

Resultado da votação do Programa de Leitura Adote um Escritor

Nos dias 21 e 26 de maio, os professores participaram da escolha do autor do Programa Adote um Escritor. Abaixo, segue a lista dos 5 mais votados, agora precisamos aguardar a SMED e a CRL(câmara rio-grandense do livro) confirmar o nome do autor,que visitará a nossa escola.

1º Celso Sisto- I, II e III ciclos.

2º Moacyr Scliar – III ciclo.

3º Caio Riter- I, II e III ciclos.

3º Mário Pirata- Anos Iniciais.

5º Celso Gutfreind- I, II e III ciclos.

terça-feira, 27 de maio de 2008

O que foi assunto na mídia e na sala dos professores

“Ah, esses moralistas... Não há nada que empeste mais do que um desinfetante!”
Mario Quintana

A revista Veja de 07/05/08, destacou o “escândalo Ronaldo” na capa, mas não deu a mesma visibilidade ao Escândalo, que foi o segundo julgamento do Paraense vulgo Fogoió, assassino da missionária Doroty Stang, de 74 anos, que levou seis tiros, em Anapu/Belém, em fevereiro de 2005.
No primeiro processo, Fogoió acusou vulgo Bida ( dono de terras imensas e de origem duvidosa), de ser o autor e mandante da execução da missionária. Neste segundo processo, ocorrido em 06 de maio, Fogoió, retratou-se da acusação de Bida ser o mandante, e este último foi absolvido por 5 votos a 2.

"Não vai dar em nada mesmo...”

Quem já não ouviu ou disse essas palavras nos últimos anos, apesar de todos os esforços e de todas as ações da PF, de desbaratamento de quadrilhas, descoberta de desvios de dinheiro público, de lavagem de dinheiro, etc., e mesmo com a prisão de diversos grupos de criminosos organizados, a sensação de impunidade continua em nosso país.
Nestes últimos dias, acompanhamos a operação do DETRAN no estado, a polícia já prendeu 13 quadrilheiros, mas ainda não se sabe cadê o dinheiro (mais ou menos 40 milhões), e isso acaba gerando na população, um sentimento de impotência em relação ao controle e transparência do Estado.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

I- Personagens da Escola

“Quem não compreende um olhar,
tampouco compreenderá uma longa explicação”

Mario Quintana

Quem não conhece o Alemão, o cachorro que cuida da nossa Escola. Sempre que chegamos ao portão, pela manhã, quem encontramos fazendo vigia e nos recebendo, esse personagem que reza a lenda, ainda cuida da outra Escola da nossa comunidade, durante a noite.

O Alemão é mais que um cachorro, é um exemplo de dedicação aos que trabalham nesta escola, em especial aos guardas que sempre o tem ao seu lado. Bate o ponto todo santo dia.

Segundo a Wal, este cão sabe muito bem quem é quem na Escola, pois ela jura que presenciou a situação abaixo:

Um dia, perto do meio-dia, o Alemão chega à porta da Direção e começa a latir para a Diretora Eduarda, esta pega o telefone e liga para a cozinha e pergunta:

- O Alemão já comeu?

- Ainda não! Ele está aqui reclamando.

Eduarda desliga o telefone e vira para o alemão:

- Pode ir comer Alemão, já vão te servir.

E este sai em direção à cozinha.

Contadores de Histórias

No dia 19 de maio os grupos de contadores iniciaram as suas apresentações para as turmas.

O grupo com a história “Morro de medo de bicho” já se apresentou para a turma da JÁ, JB2, A14 e A13. Por sua vez, o grupo com a história “ Você troca?” apresentou-se para B13, A35, A23, A34, A22 e A15.

Repaginando a Biblioteca




Em março, ao assumirmos o trabalho na biblioteca, realizamos uma reorganização do seu espaço, conseguimos um anexo com a direção e uma sala para os encontros dos grupos de contadores de história.

Estamos procurando expor os livros novos, organizamos 3 caixas com livros a serem utilizados nas turmas pelos professores, realizamos a hora do conto, empréstimos de livros e a biblioteca encontra-se disponível para a realização de pesquisa no seu espaço.

Iniciamos uma campanha de doação de Histórias em quadrinhos e DVD’s para o acervo da biblioteca.

Agradecemos o aluno, Adrian da Silva, que doou da sua coleção de TEX , mais de 100 revistas.

Na campanha de doação de história em quadrinhos já conseguimos mais de 50 revistas.

terça-feira, 20 de maio de 2008

A escritora Zélia Gattai

“Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais
das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre,
às amarguras, aos rancores.” Zélia Gattai

Faleceu a escritora Zélia Gattai, no dia 17 de maio, aos 91 anos, em Salvador. Era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), estreou com o livro que vendeu mais de 200 mil exemplares, que conta a vida de seus antepassados, “Anarquistas Graças a Deus”. A revista Forbes a descrevia como uma das mulheres mais influentes da cultura brasileira. Zélia era viúva do escritor Jorge Amado, os dois se conheceram em 1945, quando trabalharam juntos no movimento de anistia dos presos políticos. (Fonte: Jornal O Sul-18/05/2008)
Da autora, a biblioteca possui em seu acervo, o livro “ A Senhora Dona do Baile”.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Projeto ECCEM e Biblioteca

FILME NA ESCOLA

Estamos dando continuidade à tradição da escola, em oferecer em turno inverso, a seus alunos, a projeção de filmes.
O projeto visa promover entretenimento, reflexão e usar este recurso também como um instrumento de apoio pedagógico, meio de expressão e comunicação. Mediante convite, os alunos e/ou seus responsáveis virão à escola, para assistir a um filme.
Iniciamos o projeto no dia 15 de maio, às 8 horas, com o filme a “Encantada”, os convidados foram os alunos da turmas A 22, 23, 34 e 35. Nesta primeira exibição, compareceram 23 alunos(as).

A Escola e o Programa de Leitura Adote um Escritor 2008

“ A arte de ler

O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.”

Mario Quintana.

Em 2004, a Escola começou a participar do Programa de Leitura Adote um Escritor.
O primeiro escritor/ilustrador escolhido foi André Neves, em 2005 foi o escritor Carlos Urbim, em 2006 Paula Mastroberti e em 2007 foi a Marô Barbieri que participou.
O Programa incentiva a leitura, o estudo e a compra da obra do escritor. Ao final, é possível realizar um encontro entre a comunidade escolar e o autor escolhido. Isto, sem dúvida torna a leitura ainda mais interessante e prazerosa.
Neste ano, a votação para a escolha do escritor a ser adotado será no dia 21 de maio.
O autor deverá visitar a escola em agosto, setembro ou outubro.

Abaixo, a lista dos escritores gaúchos ou que moram no RS que participam do Programa:

Ana Terra – anos iniciais
Caio Riter- I, II e III ciclos
Celso Gutfreind- I, II e III ciclos
Celso Sisto- I, II e III ciclos
Charles Kiefer- Anos Finais
Christina Dias- Anos Iniciais
Cláudio Levitan- Anos finais
Dilan Camargo- Anos Iniciais
Ernani Ssó- Anos Iniciais
Gláucia de Souza- Anos Iniciais
Hermes Bernadi Júnior- Anos Iniciais
Iria Müller Poças- Anos Iniciais
Jane Tutikian- Anos Iniciais
Kalunga- Anos Iniciais
Laura Castilhos- Anos iniciais
Léia Cassol- Anos Iniciais
Luis Dill- Anos Iniciais
Mário Pirata- Anos Iniciais
Moacyr Scliar – III ciclo
Monika Papescu- Anos Iniciais
Paulo Bentacur- I, II e III ciclos
Simone Saueressig- Anos Iniciais
Walmor Santos-Anos Finais

terça-feira, 13 de maio de 2008

Dia da família na Escola

No dia 15 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Família, esta data é importante por reconhecer que todos os cuidadores, pais, avós, irmãos, tios e mães precisam ser valorizados, para que assim tenhamos uma família fortalecida e comprometida com a educação de seus filhos. Por conta desse entendimento, neste último sábado, 10 de maio, a Escola Morro da Cruz, comemorou o Dia da Família. Neste dia, foram oferecidas oficinas diversas para as famílias da nossa comunidade escolar e também foi organizada uma apresentação em homenagem ao Dia das mães.

O Campeonato de Bolitas
A professora Valéria nos comentou uma das atividades desenvolvidas no sábado:“O campeonato de bolitas foi um sucesso. Alunos de todas as idades e de diferentes turmas participaram com integração. O Grêmio Estudantil atuou com competência neste evento. Crianças pequenas jogaram com adolescentes e a interação ocorreu em completa harmonia, trazendo alegria a todos os participantes.”

sábado, 10 de maio de 2008

DIA DAS MÃES

PUXA, MÃE....


Cláudio Fragata


Mãe, vem cá! Mãe, me dá!
Mãe, eu já vou. Mãe o biscoito acabou.
Mãe, que medo! Mãe, é tão cedo...
Mãe, eu quero. Mãe, tirei zero.
Mãe, deixa eu ir? Mãe vem me vestir.
Mãe, to com pressa. Mãe, ora essa!
Mãe, o que tem para comer? Mãe, posso lamber?
Mãe, to doente! Mãe, to contente!
Mãe, diz que sim. Mãe, compra pra mim?
Mãe, eu prometo. Mãe, o que é exoesqueleto?
Mãe, me penteia! Mãe, não chateia.
Mãe, doeu! Mãe, não fui eu!
Mãe, quebrei! Mãe, não achei.
Mãe, não sou bagunceiro! Mãe, to com bicho carpiteiro?
Mãe, to tão feliz! Mãe, ó o poema que te fiz.
Mãe, eu proclamo: Mãe, eu te amo!



quinta-feira, 8 de maio de 2008

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA MORRO DA CRUZ


No dia 10 de maio (sábado), das 8 horas e 30 minutos até às 12 horas, acontecerá o II sábado integrador do ano, e este será dedicado ao Dia da família na escola.
A Escola estará oferecendo neste dia, diversas oficinas dirigidas as famílias da comunidade (adultos e crianças participam em conjunto das atividades), as inscrições ocorrerão no dia do evento.



Oficineiro/Oficina:


Profª Abrilina e Profª Márcia Loro (Construção de brinquedos)
Profª Rosa e Profª Sônia (Flor de Bala de Goma e Sache de sabonete)
Prof° Guilherme (Oficina de Xadrês)
Profª Celina e Profª Paula (Pesquisa)
Profª Ivete e Rosa (Aproveitamento de Alimentos)
Maicon -Oficineiro da Escola Aberta) e Prof° Lauro (Futsal Mirim)
Profª Alzira e Profª Margareth (Confecção de Cartões para o Dia das Mães)
Profª Vandira e Fabiana (Informática: jogos de português e de matemática)
Profª Valéria, Profª Regina e Grêmio Estudantil (Torneio de Bolitas)
Profª Gilsane e Profª Cristina Batista (Origami)
Profª Carla Malcorra e Prof° Ari (Imã de geladeira)
Alex- Escola Aberta (Percussão)
Marcos - Escola Aberta (Capoeira)
Profª Cristina Zubaran e Profª Sandra (Filme “As Meninas”)
Vera Lúcia -Oficineira da Escola Aberta (Cestaria)

Reinauguração da Biblioteca ILÊ ARÁ[1]

A biblioteca Mario Quintana, esteve presente na reinauguração da biblioteca ILÊ ARÁ, que se encontra repaginada e com um ótimo acervo.
Por considerarmos o ILÊ ARÁ um importante parceiro, fizemos questão de estar participando desse momento significativo para a comunidade do Morro da Cruz.
O escritor Moacyr Scliar participou de um bate-papo na biblioteca e cortou a fita de reinauguração.

[1]
ILÊ ARÁ “casa do povo” no dialeto africano Iorubá.

A HORA DO CONTO


Em breve, o I ciclo e as turmas da B10 do II ciclo, estarão ouvindo histórias contadas pelos alunos (as) das B20 as C30, os encontros para organização das apresentações estão acontecendo semanalmente, os alunos estão divididos em 8 grupos de contadores de história, coordenados pela professora Jucemara.
A biblioteca Mario Quintana, quinzenalmente, tem realizado a contação de história nas B20 a B30 (as turmas da B30 estão sendo incluídas este ano na hora do conto), com a professora Sandra Sabino.
As histórias contadas até o momento foram: “O segredo dos ovos de Páscoa” de Sonia Robatto (na semana da Páscoa), “Quando a escola é de vidro” de Ruth Rocha (semana do aniversário da escola), “A onça doente” de Monteiro Lobato e “Magia na floresta Amazônica” recontado por Naomi Adler (na semana do livro e do índio) e “Naná descobre o céu” de José Torero e Marcus Pimenta.