domingo, 29 de junho de 2008

Documentário "Canto de Cicatriz"

Recebemos de doação do Escritor, Celso Gutfreind, o documentário"Canto de cicatriz" (RS, 2005, 37min). Direção, roteiro, montagem e produção executiva de Laís Chaffe. Direção de fotografia: Juliano Lopes Fortes. Música: Yanto Laitano. Direção de produção: Raquel Sager.
Participação especial: Ingra Liberato, com o poema Canção para a menina maltratada, de Celso Gutfreind.
Prêmio Direitos humanos no RS; Dois prêmios Galgo Alado no Gramado Cine Vídeo: Melhor no gênero vídeo social e melhor vídeo independente.

É um documentário sobre violência sexual contra meninas, sabemos que é um tema difícil, e que nós professores já vivenciamos, acompanhamos e sofremos com alguns casos. É um tema tabu, pouco ou nunca discutido em nossas formações. O documentário traz depoimentos de vítimas, de especialistas, filmes de ficção, apresenta mitos e preconceitos em relação ao assunto. Um aspecto que considerei importante no documentário, é que os depoimentos nos trazem o conforto de que existe superação para este trauma, e as vítimas contam como. Claro que as marcas e as cicatrizes permanecem, mas elas podem ser cuidadas, suavizadas e afagadas.
O documentário está disponível na biblioteca para empréstimo, já temos lista de espera.


Nosso agradecimento ao Celso Gutfreind pela doação e pela sensibilidade ao escrever o poema "Canção para a menina maltratada."


Canção para a menina maltratada
Celso Gutfreind

Não, não será com métrica

nem com rima.

Uma coisa sem nome violentou uma menina.

Ação barata sem a prata

do pensamento

o ouro do sentimento

o dia da empatia. Noite.

Uma coisa. Não era o lobo

nem o ogro nem a bruxa,

era a fúria do real

sem o carinho do símbolo.

Stop, a poesia parou.

Ou foi a humanidade?

Stop nada, a menina sente e segue

com métrica, rima, graça, vida.

Onde está tua vitória, ignomínia?

Uma prosa continua

poética como era

saltitante o bastante

para não perder a poesia.

A coisa (homem?) é punida como um lobo

no conto de verdade. E imprime-se um nome

na ignomínia.

A menina liberta expressa

ri e chora, volta a ser

qualquer (única) menina.

Pronta para a métrica

pronta para a rima

pronta para a vida

(canto de cicatriz),

pronta para o amor a dois,

à espera, suave, escolhido.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Sites para trabalhos escolares

Colegas profes e alunos:

Estou sugerindo este site para pesquisas sobre geopolítica. É bastante atual e interessante. Vale a pena, já que informações atualizadas são bem difíceis de encontrar em livros.

www.atica.com.br/historiaemidia

Saiu sobre a nossa exposição na página da SMED

Alunos da escola Morro da Cruz conhecem obras de mestres da pintura

Exposição desperta interesse por artistas plásticos no Morro da Cruz
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz (rua Santa Tereza, s/nº, bairro Partenon) estão conhecendo obras de mestres da pintura, como
Kandinski, Picasso, Leonardo da Vinci, Munch, Renoir, Van Gogh e Iberê Camargo, em uma exposição que termina hoje, 27, na sala multimeios da instituição. A mostra ‘Folhas de Outono’ é promovida por meio de uma parceria entre a biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que emprestou reproduções de 17 obras, a biblioteca e as professoras de arte da instituição.
O trabalho realizado a partir da mostra está envolvendo toda a escola. Ao visitar a exposição, o aluno escolhe uma obra para fazer uma leitura da imagem e explicar aos colegas sua percepção sobre esse trabalho. Releitura da obra e estudo do contexto histórico em que foi produzida, movimentos artísticos e vida do pintor incluem as atividades desenvolvidas. Segundo a professora de artes Gilsane Maria Rodrigues Machado, o trabalho desperta nos alunos curiosidade sobre a arte. “Com a experiência, eles recebem uma preparação para visitar exposições fora da escola”, destaca.
As obras ‘Ciclista’ e ‘Auto-retrato’, do gaúcho Iberê Camargo, estão entre as mais apreciadas. Nas próximas semanas, a escola promoverá exposição de 16 reproduções de obras de Iberê. “Já temos visitas agendadas para que os alunos conheçam a retrospectiva ‘Iberê Camargo – Moderno no Limite’, na Fundação Iberê Camargo, em outubro”, conta Gislaine.
Suporte - A Biblioteca da Smed tem 257 reproduções de obras à disposição para empréstimo, todas enquadradas, além de livros, pastas, periódicos, catálogos de exposições, DVDs e CD-ROMs sobre arte e história da arte que também podem ser retirados. “O período normal de empréstimo é de sete dias, mas para exposições as escolas municipais da Capital podem solicitar um empréstimo especial para utilizar os materiais durante o tempo que for necessário”, explica a assessora do banco de imagens da biblioteca Ereci Albuquerque Mogetti. O horário de funcionamento da biblioteca é, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Informações pelo telefone (51) 3289 1853.

Para ler no próprio site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Livros e quadros

A “Exposição Folhas de Outono” chegou ao seu fim, e já estamos articulando a próxima exposição, estaremos mantendo a parceria entre a biblioteca da SMED, a nossa biblioteca Mario Quintana e o trabalho das professoras de arte-educação. As releituras dos quadros realizadas pelos nosso alunos estão excelentes!!!
Apresentaremos mais adiante no Blog, o trabalho realizado pelos alunos/as, só precisamos de um pouco de tempo para organizá-los.
Mas, para comemorarmos o sucesso da exposição, resolvemos falar de livros e quadros. A biblioteca possui em seu acervo o livro “Histórias de quadros e leitores”
Org. Marisa Lajolo, que faz uma convergência muito interessante de nove artistas plásticos com nove escritores.
Copiando a idéia de Marisa Lajolo, resolvi fazer a convergência de um dos quadros expostos na Escola, com um livro da biblioteca.
O quadro que eu escolhi foi o de Edvard Much"Puberdade". (1894-1895, Óleo sobre tela, 151,5 x 110cm)

Na pintura percebemos que a moça se sente desconfortável, há uma sombra ao seu lado, fazendo com que o quadro ganhe um toque de dramaticidade.
Munch retrata a transição da infância à idade adulta e como isto pode ser perturbador, frágil e instável.
Do livro "Sexo a hora é agora?" de Fernanda Wendel, selecionei um pequeno trecho sobre este período que pode ser dramático.
"Adeus, brinquedos!
(...)
Na cabeça da Carol, essa maldita puberdade parecia mais um período em que as pessoas eram secretamente abduzidas por alienígenas para serem vítimas de cruéis experimentos científicos. De que outro jeito explicar o súbito aparecimento de espinhas, pêlos por todo o corpo, suor fedido, mãos e pés que crescem desproporcionalmente, peitos que brotam no corpo das meninas do dia para a noite e a barbinha (ridícula!) que cresce na cara dos garotos? Só podia ser coisa de E.T. !"

É ótimo conviver com os adolescentes (sei, vocês vão dizer que nem sempre, e eu concordarei com isto), mas gosto de lembrar que um dia já passei por essa fase e sobrevivi.
A professora Mara me mostrou a apresentação do livro Confissões de adolescentes, de Maria Mariana e lá existe uma ótima definição para a palavra adolescer.

Adolescer
Adolescer é coisa tão complicada que a própria palavra vem de doer, de adoecer. Exagero dos romanos, que criaram no seu latim a palavra adolescentia com essa ambigüidade? Nem tanto.
(...)
...os adolescentes costumam se sentir incompreendidos pelos mais velhos (na maior parte das vezes, diga-se de passagem, com toda razão) e adotam comportamentos e códigos próprios, desviantes dos padrões esperados, mas completamente legítimos no interior da “turma”, onde cada passo é compartilhado e a confiança é incondicional."

E o nosso poeta também falou sobre isto:

O adolescente
Mario Quintana
A vida é tão bela que chega a dar medo.
Não o medo que paralisa e gela,
Estátua súbita,
mas esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.
Medo que ofusca: luz!
Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:
Adolescente, olha! A vida é nova...
A vida é nova e anda nua
- vestida apenas com o teu desejo!"




domingo, 22 de junho de 2008



Diário de um Gato assassino

Uma das histórias lidas e contadas para os alunos, neste ano, na hora do conto, foi a do livro "Diário de um gato assassino” de Anne Fine.
O narrador da história é um gato muito esperto e dissimulado que conta no seu diário a confusão que se meteu por fazer coisas que os gatos costumam fazer, por serem gatos.
Você descobrirá se o gato é um assassino cruel e no final terá uma grande surpresa.
Você se divertirá com o Veludo e lembrará de muitos de nossos alunos e também de outras pessoas que conseguem jurar de pés juntos que não aprontaram nada, sendo que você as pegou em "flagrante delito".
Vale a pena ler para se divertir e dar boas risadas com o gato.
Essa história fez o maior sucesso com os alunos da B20 e B30, realizamos em parte a leitura do livro e em parte a contamos.
É um dos livro que os alunos estão buscando para ler na biblioteca.
A Fátima colaborando com a visão do gato sobre os fatos narrados no livro, nos trouxe um folder do Correio, que reproduzimos para você.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Escritor na Escola- 2008

Esta semana, recebemos a informação pela Coordenação do Programa de Leitura Adote um Escritor, que o Escritor a ser adotado pela nossa será Celso Gutfreind.
Estamos felizes e festejando, pois com certeza conseguiremos realizar um ótimo trabalho com os livros do Celso Gutfreind e envolveremos, como sempre, todo o coletivo da Escola.





CELSO GUTFRIEND

Celso Gutfreind, nasceu em Porto Alegre. Como escritor possui diversos livros publicados, entre poesia e histórias infantis. Tem textos traduzidos para o espanhol, francês e inglês. Colabora na imprensa, assiduamente, sobretudo com crônicas, tem parcerias em letras de música e participou com o poema título para um documentário "Canto de Cicatriz" de Laís Chaffe,sobre abuso sexual de meninas. Como médico, Celso Gutfreind especializou-se em Medicina Geral Comunitária, Psiquiatria e Psiquiatria Infantil (Universidade Paris V). Realizou na França doutorado em Psicologia e pós-doutorado em Psiquiatria Infantil. (Retirado de sites da Internet).

Bibliografia:

1."A Gema e o Amarelo" (poemas) , Porto Alegre, Tchê!, 1988.
2. "Hotelzinho da Sertório" (poemas), Porto Alegre, coleção petit POA da Secretaria Municipal de Cultura, 1991.
3."Arte de Rua" (poemas), Porto Alegre, Tchê! e Instituto Estadual do Livro (IEL), 1993 (segunda edição).
4. "Dito & Visto" (poesia em quadrinhos, parceria com Piti), Porto Alegre, AGE, 1994.
5. "O Sono de Francisco" (infantil), Porto Alegre, Solivros, 1995.
6. "O Pum" (infantil) , Porto Alegre, Solivros, 1995.
7. "Vovó não vai para o céu"(infantil), Porto Alegre, Solivros, 1995 .
8. "A Revolta da Salada" (infantil), Porto Alegre, Solivros, 1995.
9. "Retrato Falante" (poemas), Porto Alegre, tchê!, 1995.
10. "Le Bois de Boulogne - elogio da miopia e outras visões" (poema e fotos, parceria com Luis Eduardo Robinson Achutti), Tomo, 2000.
11. "Grilos" (contos infantis), Paris, Éditions 00h.00.com, 2000.
Segunda edição, editora Artes e Ofícios, 2005.
12. "Fera Domada" (contos infantis), Belo Horizonte, Editora Dimensão, 2002.
13. L'utilisation du conte comme médiateur dans le traitement des enfants séparés de leurs parents: possibilités thérapeutiques et quelques aspects spécifiques, Diffusion Septentrion Presses Universitaires, Villeneuve d'Ascq, França.
14. "Sigmund Freud" (coleção Filosofinhos), Porto Alegre, Tomo, 2003.
15. "O Terapeuta e o Lobo" - a utilização do conto na psicoterapia da criança, São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.
16. "A Primeira Palavra" (infantil), Belo Horizonte, Editora Dimensão, 2004.
17. "Trechos" (poemas), Porto Alegre, Ameop, 2004.
18. “ Vida e Arte - a expressão humana na saúde mental “, São Paulo, Casa do Psicólogo, 2005.
19. "Almofada que Não Dava Tchau" (infantil), Porto Alegre, Artes e Ofícios, 2006.
20. “ Caminho do pintor” (infantil), Porto Alegre, Editora Projeto, 2008.


quinta-feira, 19 de junho de 2008

Hoje na biblioteca, aconteceu o I Sarau de Poesia, estiveram presentes: Ana Letícia (C23), Jaqueline(C24), Rakel(C24),Joyce(C22), Daniela(C22), Nathália(B32), Daniela(B32), Tainá(B32), Shaiane(B32), Professora Sandra e Cris e seu Luís. Foram declamadas e lidas muitas poesias, depois adoçamos mais a vida com bolo de chocolate e merenguinhos, comemos ouvindo a música de Vinicius de Moraes "Para viver um grande amor".
Joyce escolheu do seu caderno uma poesia para a gente colocar no blog. Leia abaixo:

"A chuva vem e volta
o vento volta e vem
a pessoa que eu amo
está comigo e mais ninguém." (autor precisamos descobrir)

quarta-feira, 18 de junho de 2008





A
exposição Folhas de Outono, iniciou no dia 10 de junho, mas precisou ser prolongada até o inverno do dia 27.
Os alunos estão visitando a exposição, fazendo a releitura das obras,
conversando e escrevendo sobre o significados, contextos, a história dos quadros, etc...

Veja algumas fotos da exposição:


terça-feira, 17 de junho de 2008



“Gincana da Vida”


O homem pela sua natureza psicológica, é um ser social,

mais exatamente um ser grupal.” (Charles Fourier)

Aconteceu no 1º trimestre nas turmas do 3º ano do I ciclo, “ A Gingana da Vida”, promovida pelo SOP.

Os objetivos desta Gingana foram de :

  • Proporcionar aos alunos autonomia para resolverem seus conflitos, através da prática do diálogo, sem precisar recorrer ao SOP;
  • Desenvolver o respeito à diferença, buscando fortalecer o espírito de grupo;
  • Procurar que os alunos construam a capacidade de resolver os seus problemas de forma crítica, justa e coletiva.

A turma A31 da professora Elza, foi a turma que mais demonstrou essas habilidades, pontuando 95 pontos! Todas as turmas iniciaram com 100 pontos.

Parabéns para a turma A31!!! Continuem assim!!!

Para comemorar a conquista da A31 foi realizada uma festa com a turma.

Professoras Janice e Rita.

segunda-feira, 16 de junho de 2008


Entrevista com o pessoal da cozinha
(Reposta- R)

Entrevistadores: Renan e Marcelle
(R & M)

(R & M) Quais os nomes dos funcionários da cozinha?

R: Cozinheiros: Rosa e Marcos Paulo

Auxiliar de cozinha: Marcos Vinicius, Jeniffer/Fernanda, Marli, Gládis, Claudia

Técnica em nutrição: Jacque


(R & M) Por que vocês tiraram o carro de bufê?
R:
O carro de Bufê está estragado, e a comida estava ficando fria, resolvemos tirar do bufê para servir quente nas panelas. É necessário consertar ocarro de bufê ou comprar um outro novo.

(R & M) Vocês lavam as mãos antes e depois de preparar as refeições? Por quê?
R:
Sempre lavamos as mãos. As mãos precisam estar limpas para lidar com os alimentos e não devem estar sujas.


(R & M) Por que em todas as refeições não se serve salada?

R: Seguimos o cardápio do dia. Tem dias que têm frutas e em outros salada.


(R & M)
Qual o motivo de usar toca na cabeça na cozinha?

R:
A toca é usada para não cair cabelos nos alimentos.


(R & M)
Quem é o coordenador da cozinha?

R: A coordenadora da cozinha é a jacque e a chefe na cozinha é a Rosa.

(R & M)
Conte-nos, uma história engraçada, que aconteceu na cozinha:

R:
Ontem, mesmo eu quase cai (Cláudia) foi engraçado. Quando alguém se corta ou finge que corta um dedo, também brincamos e achamos graça. Uma vez veio uma nova funcionária para a cozinha, mostramos que ela precisava descascar o aipim ( como a escola serve para um grande números de alunos o almoço, ela precisava descarcar uma quantidade enorme). Ela disse que iria em casa e já voltaria e nunca mais apareceu.


(R & M)
O que vocês gostariam de trabalhar se não fosse na cozinha?

(R )Cláudia- Professora

Gládis- Médica

Marli- Creche- cuidar das crianças

Jenifer- Pediatra

Vinicius- Trabalhar com informática

Marcos- Açougueiro


(R & M) O que precisa mudar na escola?

R: O comportamento no refeitório precisa ser mais tranqüilo, mas os alunos já melhoraram muito.

(R & M) Qual é a comida que vocês mais gostam de fazer?

R: A comida que mais gostamos de fazer é galinha assada.


(R & M) Quantos alunos são servidos por dia?

R: São servidas mais ou menos 1.100 refeições por dia?


(R & M) Qual o gasto de arroz e feijão por mês?

R: Aproximadamente são gastos 250 Kg de feijão e 500 Kg de arroz por mês (nem todo dia é servido arroz e feijão)

domingo, 15 de junho de 2008

Livros mais retirados ou solicitados no último mês:

  • Diário de Anne Frank
  • Nárnia
  • Revista Tex
  • Drácula
  • Coleção princesa
  • Coleção contos de fadas
  • Revistas em quadrinhos
  • Coleção dinossauros
  • Livros de Poesia
  • Coleção dos clássicos juvenis
  • Coleção aventuras grandiosas
  • Livros do último escritor que visitou a escola Marô Barbieri

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Feliz dia dos namorados!!!




A biblioteca organizou uma caixa de livros com sugestões para o dia dos namorados. Venha conferir!
Alguns títulos, entre outros, selecionados:
Para os pequenos ( e também para os grandes): "Uma história apaixonada" de Léia Cassol, " "A bruxa apaixonada e o lobo fujão" de Lilian Zieger, "História de dois amores" de Carlos Drummond de Andrade, " Os amores da bruxa Onilda", " A princesa que tudo sabia menos uma coisa" de Rosane Pamplona.
Para os adolescentes: "Cuidado Garoto apaixonado" de Toni Brandão, "Ana e Pedro - Cartas" de Vivina de Assis Viana e Ronald Claver, "Eu quero ficar com você" de Pedro Bandeira, "Romeu e Julieta" de William Shakespeare.
Para os maiores: "Dom Casmurro" de Machado de Assis e "Cabocla" de Ribeiro Couto (o remake da novela está passando na sessão da tarde na globo).
Escolhemos uma letra de uma música de Chico Buarque, para celebrar a capacidade que temos de amar. A poesia abaixo, traz elementos de nossa infância/adolescência, e tem a capacidade de nos remeter a uma série de imagens, como em um filme romântico.

João e Maria
Chico Buarque e Sivuca
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três.

Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock para as matinês.
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz.

E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país.

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido.
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido.

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim.


Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim.






domingo, 8 de junho de 2008

Sugestões de livros

Gostaria de sugerir alguns livros de poesia que se encontram na nossa biblioteca.


* De Ferreira Gullar " Toda Poesia " da editora José Olympio. FNDE/2003

* Cecília Meireles " Poesia Completa " (4 volumes) da editora Nova Fronteira. FNDE/2003

* Murilo Mendes " Poesia Completa e Prosa " (4 volumes) da editora Nova Aguilar. FNDE/2003

* Jorge de Lima, poeta alagoano, autor de Essa nega Fuló. São 3 volumes editados pela Nova Aguilar. FNDE/2003

* Manuel Bandeira com " Estrela da Vida Inteira " onde consta Vou-me embora pra Pasárgada e Irene no céu, entre outros.
No outro volume " Seleta de Prosa " o autor aborda vários assuntos relacionados com a literatura, música e artes plásticas. Os dois volumes foram editados pela editora Nova Fronteira. FNDE/2003

* João Cabral de Melo Neto com uma obra dividida em dois volumes (originalmente era só um volume) : " A educação pela pedra e depois " e " Serial e antes " onde está o famoso O cão sem plumas e Morte e Vida Severina. Editora Nova Fronteira. FNDE/2003

De João Cabral de Melo Neto há também " Novas Seletas " outra públicação da Nova Fronteira, FNDE/2006.
Em Novas Seletas há uma poesia que vem ao encontro da exposição de arte que acontecerá na escola. Nela, João Cabral diz que uma obra está sempre aberta a vários significados. Vejam:
A lição de pintura

Quadro nenhum está acabado,
disse certo pintor,
se pode sem fim continuá-lo,
primeiro, ao além de outro quadro

que, feito a partir de tal forma,
tem na tela, oculta, uma porta
que dá a um corredor
que leva a outra e muitas outras.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Orientação Educacional

Oi pessoal
Estou deixando uma mensagem do Setor de Orientação Educacional do III Ciclo:

Temos conversado muito sobre adolescência(alunos e SOE) e tudo que envolve esta fase de nossas vidas.
Adolescência é um período de muitas transformaçãoes. Deixamos de ser crianças e começamos a entrar no mundo adulto.
Atualmente os teóricos da psicologia e áreas afins não tem definido uma idade ou um tempo específico para a adolescência. Sendo assim, todos nós deveríamos ter um pouco de adolescentes em nosso pensar e, principalmente em nosso agir.
Um tempo em que questionamos a nossa sociedade e em que buscamos identificação com um grupo. Parece contraditório? Questionamos nossa cultura e tentamos nos enquadrar em gupos formados a partir dela. É contradição, mas essa é uma das maiores riquezas da adolescência.
Um abraço,
Profª Valéria

Semana do Meio Ambiente

Apresento aqui algumas sugestões de sites para trabalho com Educação Ambiental na semana do meio ambiente:

Água On-Line
http://www.aguaonline.com.br
Revista digital sobre água, saneamento e meio ambiente que traz notícias, artigos e indicações bibliográficas sobre o assunto.

Akatu - Comunidade do Consumo Consciente
http://www.akatu.net
A Akatu.net é a primeira comunidade virtual de consumo consciente no Brasil, construída por consumidores, empresas e entidades sociais. No site há material de referência e notícias diárias relacionados ao consumo. Destaque para os textos que discutem a questão da água, as perspectivas para o século XXI, as possibilidades de reuso desse recurso, o uso da água como hidreletricidade, entre outros.
Sugestão de: Regina Hubner

Amazônia
http://www.amazonia.org.br
Site informativo do projeto de análise e monitoramento da Amazônia, realizado pela ONG Amigos da Terra. Traz notícias, artigos, banco de dados de fotografias, mapas, vídeos e áudios, informações para quem quer viajar. Na seção "Políticas Públicas" há planos, programas e debates; além disso, em "Meio Ambiente" pode-se conhecer as áreas de conservação e manejo, recursos hídricos e naturais, biodiversidade e muito mais.

Amigo da Água
http://www.amigodaagua.com.br
O projeto tem por objetivo formar a consciência cidadã de crianças e jovens, contribuindo para a criação da cultura do "saber cuidar", do cuidado com o mundo, coisas e pessoas. O site traz dicas sobre uso racional da água, ecoturismo e também de jogos para a criançada.
Sugestão de: Fênix - Instituto de Pesquisa, Educação

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS
http://www.abas.org/index.php
Informações sobre legislação, estudos e links relacionados à questão da água. Destaque para a ABAS Infantil, que oferece jogos, dicas de alimentação, higiene e redações enviadas por leitores mirins.

Associação Brasileira de Recursos Hídricos
http://www.abrh.org.br
A ABRH tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. O site traz notícias, anais virtuais de eventos, artigos científicos e legislação sobre recursos hídricos no Brasil.

Cempre
http://www.cempre.org.br
O Compromisso Empresarial para Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, da reutilização e da reciclagem de lixo. No site, traz informações sobre cooperativas de catadores de lixo e sucateiros, eventos, tira-dúvidas, artigos, publicações e links.

Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação
http://www.mec.gov.br/sef/ambiental
A COEA incentiva a inserção do tema transversal Meio Ambiente em projetos educativos da escola, estimula ações que busquem melhorar a formação de professores e a aprendizagem dos alunos em relação às questões ambientais. O site oferece programas e materiais criados pelo MEC para a Educação Ambiental.

Ibama
http://www.ibama.gov.br
Entidade governamental vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Além de documentos oficiais e uma base de dados de informações documentárias, o site traz dados para pesquisa, como ecossistemas brasileiros, fauna, flora, legislação ambiental, monitoramento dos recursos florestais, hídricos e pesqueiros, tecnologias ambientalmente saudáveis, unidades de conservação etc.

Também encontrado em: Ensino

IBGE - Países
http://www.ibge.gov.br/paisesat/
Site permite, de modo simples, pesquisa de população, indicadores sociais, economia e meio ambiente de todos os países do planeta que sejam ligados à ONU, entre outros dados.

Também encontrado em: Ensino, Material de Referência, Órgãos Governamentais

Instituto Sócio-Ambiental – ISA
http://www.socioambiental.org
A ONG defende bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. O site traz notícias, leis ambientais, pareceres e campanhas. Também é uma boa fonte de pesquisa sobre os povos indígenas. Confira a enciclopédia com verbetes sobre os diferentes povos que habitam o Brasil.

Também encontrado em: ONGs

Lixo.com.br
http://www.lixo.com.br
O site traz orientações de como exercer uma atuação responsável com resíduos – como diminuir essa produção, reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando materiais recicláveis para coleta seletiva. Veja informações sobre destinação do lixo, cooperativas de catadores e Gestão de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.

Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br
O site oficial do Ministério do Meio Ambiente traz sua estrutura institucional, com órgãos vinculados, notícias, informações sobre biodiversidade, florestas, áreas protegidas, bacias hidrográficas, legislação federal ambiental, entre outros. Em sua biblioteca virtual, indica textos publicados em jornais.

Projeto Biodiversidade Brasil
http://www.biodiversidadebrasil.com.br
O projeto foi idealizado para que os principais formadores de opinião – ambientalistas, pesquisadores, universitários, governos, empresariado e membros da sociedade civil – possam debater assuntos da biodiversidade, evoluir nessas questões e propor alternativas. No site você pode conhecer os programas de parceria, agenda, glossário, links e artigos sobre o tema.

Projeto Tamar-Ibama
http://www.taminhanaescola.com.br
Trata-se de um projeto do Ministério do Meio Ambiente voltado à preservação de tartarugas marinhas. Veja no site informações sobre o Programa Escolar Amigos do Mar, que oferece temas para o Ensino Fundamental, com objetivo pedagógico, estratégia de aula, sugestão de atividades, curiosidades e desafios. Há também bibliografia, sites e um banco de imagens com fotos e ilustrações de tartarugas.

Recicloteca - Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente
http://www.recicloteca.org.br
Dando ênfase à redução, ao reaproveitamento e à reciclagem do lixo, o site traz informações sobre programas de coleta seletiva, cursos e oficinas de reaproveitamento de resíduos, potencialidades de reciclagem de materiais, publicações e listagem de instituições que recebem ou compram produtos recicláveis.

Rede das águas
http://www.rededasaguas.org.br
Informações sobre ciclo da água, conflitos e disputas pela água, usos e ameaças à água, além das bacias hidrográficas brasileiras, legislação e papel da sociedade civil na política de recursos hídricos.

Refloresta
http://www.refloresta.com.br
Site sobre ecologia com notícias, agenda de eventos e curiosidades. Muito bonito e bem organizado, trata de uma ampla gama de temas – desde jardinagem até reciclagem, passando por parques e reservas, legislação ambiental, árvores, animais, alterações climáticas, ecoturismo, alimentação, plantas que curam, entre outros.

Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo
http://www.recursoshidricos.sp.gov.br
Site da Secretaria de Governo responsável pelo planejamento e execução das políticas estaduais de recursos hídricos e saneamento básico do Estado de São Paulo.

SOS Mata Atlântica
http://www.sosmatatlantica.org.br
Essa ONG tem por objetivo defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado. Veja o "Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica" e informações sobre biodiversidade, florestas, água, clima, legislação ambiental e políticas públicas.


Tetra Pak
http://www.tetrapak.com.br
Essa empresa desenvolve ações voltadas à conservação do meio ambiente. No site oferece informações sobre a produção de embalagem longa vida e suas matérias-primas, os processos de reciclagem desse tipo de embalagem, coleta seletiva e seu projeto de Educação Ambiental nas escolas.

Tratamento de Água
http://www.tratamentodeesgoto.com.br/
Site com informações técnicas sobre sistemas de tratamento de água, esgoto e efluentes. Destaque para o Sistema Cantareira de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, que leva água a 10 milhões de habitantes. Veja também textos sobre o ciclo da água, suas características e expressões usadas na Química da Água.

TV Cultura – Fundação Padre Anchieta
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/index.htm
A seção “Alô Escola” oferece recursos educativos, por disciplina, para estudantes e professores. Destaque para os textos que abordam a questão da água, como recursos hídricos do Estado de São Paulo, a água como desafio do século 21, a importância da utilização correta da água e as etapas de tratamento e despoluição da água potável.

USP Recicla
http://www.cecae.usp.br/recicla
Esse é um programa de minimização de resíduos que nasceu da preocupação da Universidade de São Paulo em dar o bom exemplo, assegurando-se de que seus próprios resíduos tivessem uma destinação ambientalmente adequada. Destaque para os materiais que mostram como fazer uma composteira, reciclar papel e o que fazer com o lixo.

WWF-Brasil
http://www.wwf.org.br/
A WWF-Brasil contribui para a conservação da natureza, harmonizando a atividade humana com a preservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais. O site apresenta os projetos da ONG no Brasil, artigos, notícias, legislação e informações sobre biomas. Para as crianças, oferece montagens, experiências, galeria de arte.