quarta-feira, 31 de março de 2010

Temática gênero






Lilás
(nem azul nem rosa)



Olhando as atividades desenvolvidas na Escola percebemos o comprometimento que professores (as) possuem com a aprendizagem de todos os alunos e como vem sendo trabalhado as questões de gênero no cotidiano da sala de aula.


Nas fotos abaixo, percebemos 2 trabalhos desenvolvidos na Escola, que não eram atividades realizadas especificamente para se trabalhar a questão de gênero, mas que sem dúvida, contribuíram para romper as visões de mundo que separam/distiguem tarefas/trabalhos/formas de ser para os meninos e para as meninas.

Será que existem tarefas que apenas os homens ou mulheres podem executar?

Com as práticas de aprender a costurar e cozinhar (lembramos que as atividades não eram específicas para se trabalhar as questões de gênero), meninas e meninos ocuparam o mesmo espaço democraticamente e realizaram tarefas que antes poderiam ser taxadas como um dom nato do sexo feminino.

Romper com o que é considerado natural e conscientizar que não podemos predeterminar o que menino ou menina podem fazer é uma das tarefas da Escola.

Viva a diversidade e a diferença!





Laboratório de aprendizagem/2009 (Projeto interdisciplinar)

Alunos após realizarem uma série de atividades elaboraram um projeto para fazer uma almofada (antes foi realizado um levantamento do nomes dos alunos da turma, eles precisaram apontar a frequência de cada letra do alfabeto que apareceu nos nomes do grupo, construiram tabelas, pensaram e desenharam o projeto da almofada que iriam fazer, tiveram que usar proporção, escala, desenho, cálculo, etc...). Foi um longo caminho de construção de conhecimentos para que cada um pudesse construir a sua almofada.

Sem dúvida foi um excelente trabalho interdisciplinar que o Laboratório de Aprendizagem (com a professora Celina e Paula) desenvolveram, possibilitando que os alunos trabalhassem com diversas habilidades, competências
e conhecimentos.





Oficina Aprendendo a cozinhar -

Alunos foram convidados a aprender a cozinhar (com aulas de nutrição, cuidados, limpeza da cozinha e dos alimentos, receitas, etc....)



Para saber mais:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher


http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/home.html




No blog sobre este tema você encontra:

A palavra é....Mulher

(segunda-feira, 9 de março de 2009)

... e por falar em mulheres...

(terça-feira, 17 de março de 2009)

.... e mulheres sabem contar histórias como ninguém...

(sábado, 21 de março de 2009)

Mulheres e os contos de fadas

(quarta-feira, 25 de março de 2009)

Nenhum comentário: